sexta-feira, 26 de abril de 2013


Redução de I2 no NaCl

Anvisa  (61) 3462-5499 25/04/2013 as 16:53:41 alterado em 25/04/2013 as 16:54:40
Sal de cozinha

A faixa aprovada de iodo no sal é de 15mg/kg a 45 mg/kg; atualmente a faixa é de 20 a 60 mg/kg
Já está em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que altera a faixa de iodação do sal no Brasil. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a nova regra, a indústria terá a adição do iodo no sal de cozinha 



deverá ficar entre 15 e 45 miligramas por quilo de sal; atualmente a adição pode variar entre 20 a 60 miligramas por quilo. O sal com menos iodo deve começar a ser produzido no Brasil em até 90 dias.
A nova faixa foi resultado da avaliação realizada pela Comissão Interinstitucional para Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguida de Consulta Pública realizada pela Anvisa.  
O cálculo levou em consideração a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), dados de monitoramento do teor do nutriente no sal,e o padrão de consumo do brasileiro. A recomendação de consumo máximo diário pela (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado. 
A adição do iodo no sal foi adotada na década de 50 para prevenir e controlar as deficiências do nutriente, que pode provocar o Bócio, bem como pode comprometer de forma permanente o desenvolvimento físico e intelectual de crianças. No entanto, a faixa de adição do nutriente tem sido revista ao longo dos anos em virtude das mudanças no padrão de alimentação dos brasileiros, pois o excesso deste nutriente também traz danos à saúde e pode causar transtornos na tireoide.
Para melhor compreendermos o impacto de tal medida em nossa saúde, basta lembrar que o iodo participa de diversos processos em nosso organismo:
  • o dos hormFormaçãônios tiroxina e triiodotiroxina;
  • Auxilia no bom desenvolvimento do sistema nervoso;
  • Auxilia na reprodução;
  • Participa da conversão de betacaroteno em vitamina A;
  • Participa da síntese de proteínas;
  • Auxilia na absorção de carboidratos no intestino;
  • Atua em várias reações envolvendo enzimas.
Pela quantidade de papeis que o iodo desempenha em nosso organismo, é perceptível o porquê de tanta preocupação do Ministério da Saúde, não acha? Deficiência na concentração de iodo em nosso organismo pode levar a vários problemas de saúde, como:
  • No caso de gestantes, pode levar a aborto, prematuridade e/ou formação de anomalias congênitas;
  • Pode ocorrer a formação de bócio (popularmente conhecido como papo, trata-se do aumento do vólume da tireóide) ou desenvolvimento do hipotireoidismo;
  • Problemas ou retardamento no desenvolvimento mental ou físico.
O Brasil já adota a adição de iodo ao sal de cozinha desde 1953, o que tem ajudado a reduzir e muito os problemas causados por sua deficiência, entretanto o fato de algumas famílias de zonas rurais utilizarem o sal-grosso na alimentação como uma alternativa mais barata que o sal de cozinha acaba por prejudicá-las.
E você, amigo leitor, possui alguma dúvida? Se sim, não se intimide, pergunte

            A BOA ALIMENTAÇÃO É A OXIGENAÇÃO PARA VIVER BEM!
PROF. RENATO BISPO

0 comentários:

Postar um comentário

Veja o Brasil ao Vivo