segunda-feira, 17 de junho de 2013





Como o óxido nitroso eleva a potência de um motor?
Quando o óxido nitroso (N20) é aquecido a cerca de 300ºC, ele se divide em oxigênio e nitrogênio. Portanto, a injeção de óxido nitroso em um motorsignifica que mais oxigênio está disponível durante a combustão. Como há mais oxigênio, também se pode injetar mais combustível, permitindo que o mesmo motor produza mais potência. O óxido nitroso é uma das maneiras mais simples de aumentar significativamente a potência do motor a gasolina ou a álcool.
O óxido nitroso tem outra característica que melhora ainda mais o desempenho. Ao se vaporizar, ele produz um efeito de resfriamento significativo no ar de admissão. Quando a temperatura desse ar é reduzida, sua densidade aumenta, fornecendo ainda mais oxigênio para dentro do cilindro.
O único problema do óxido nitroso é que ele é muito volumoso e o motor precisa de muito óxido. Como qualquer gás, ele ocupa bastante espaço, mesmo quando comprimido, para se tornar líquido. Um motor de 5 litros girando a 4 mil rotações por minuto (rpm) consome cerca de 10 mil litros de ar por minuto (comparado a aproximadamente 0,2 litros de gasolina ou 0,28 litros de álcool), de modo que seria necessária uma quantidade enorme de óxido nitroso para fazer um carro funcionar de maneira contínua. Portanto, um carro normalmente pode transportar apenas alguns minutos de óxido nitroso, e o motorista o utiliza de forma bastante seletiva, apertando um botão.

Pior emprego do mundo





A Grande Reportagem esteve em um dos locais mais perigosos do planeta, onde operários trabalham na cratera do vulcão Ijen, que pode entrar em erupção a qualquer momento. Durante a realização da matéria, a equipe da Record presenciou e registrou as condições absurdas de trabalho no lugar. Veja!

Veja o Brasil ao Vivo